quarta-feira, 4 de maio de 2011

O que você precisa saber antes de apresentar um projeto na empresa

De acordo com estatísticas do Standish Group, apenas 16% dos projetos são concluídos dentro do tempo estabelecido.

Qualidade, prazos, custos. Essas são algumas das palavras com as quais o profissional precisa se familiarizar antes de resolver colocar a mão na massa para desenvolver algum projeto na empresa em que trabalha. De acordo com estatísticas do Standish Group, apenas 16% dos projetos são concluídos dentro do tempo estabelecido, pois deixam de seguir o planejamento inicial e, por falta de controle, não abortam ou alteram o plano.

Para que tudo corra bem, é preciso seguir alguns conceitos básicos. O consultor Ricardo Barbosa, especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini e diretor executivo da Innovia Training & Consulting, empresa especialista em treinamento e consultoria empresarial, conceitua fatores críticos que determinam a eficácia de um projeto.

Designação do gerente do projeto na fase inicial. Entretanto, é preciso levar em consideração não apenas as competências técnicas, mas avaliar se o gerente é capaz de liderar a equipe.

O apoio da alta direção da empresa é importantíssimo para a conclusão do projeto.

Apurar as lições aprendidas com projetos anteriores e cuidar para não cometê-los no projeto atual.

Analisar o campo de atuação e os stakeholders (são as partes envolvidas em um processo, tanto diretamente quanto indiretamente, em longo ou curto prazo).

Definir o escopo. Ou seja, ter claramente as etapas do projeto em mente.

Selecionar e desenvolver uma equipe que tenha características compatíveis com projeto que será realizado.

Definir as funções de cada setor da equipe e determinar suas responsabilidades e ações.

Analisar os riscos. Isso evita que alguma surpresa e imprevisto atrapalhe os planos.

Envolver e incluir o cliente durante todas as etapas do projeto.

Estabelecer pontos de revisão no final de cada etapa do projeto. 

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