terça-feira, 24 de maio de 2011

Dez dicas para ser mais produtivo

Para aumentar sua produtividade:
1 - Cuidar do físico - Procurar se manter em forma, ter boa alimentação e não descuidar do repouso e lazer.
2 - Controlar o emocional - Para isso deve-se cultivar o pensamento positivo, sem deixar que seu lado reativo e primitivo, que todos têm, influencie a realização de tarefas e a tomada de decisões.
3 - Manter foco na tarefa - O objetivo é ter a capacidade de se concentrar em uma coisa de cada vez, já que, segundo eles, as pessoas podem melhorar as aptidões multitarefas, mas nunca serão tão boas fazendo uma coisa de cada vez.
4 - Defnir um objetivo - É manter um propósito em suas ações, pois, dizem eles, quando uma tarefa passa a ser algo importante vai se aplicar muito mais energia em sua execução.
5 - Trabalhar com ritmo - Assim como atletas, saber balancear esforço e repouso, ou consumo e reposição de energias. Para isso sugerem fazer refeições pequenas várias vezes por dia e até uma pausa para se recuperar após 90 minutos de trabalho intenso constante. Os especialistas defendem até dormir um pouco nessa pausa aumenta a produtividade.
6 - Começar pelo mais difícil - Se a tarefa mais complicada for atacada pela manhã, dizem eles, o profissional estará mais descansado e menos distraído e poderá ter um desempenho melhor.
7 - Colocar tudo no papel - Fazer listas de tudo que tem para fazer e também das ideias que tem, definindo qual o resultado que gostaria de obter e qual a próxima ação para avançar. O objetivo é tirar tudo da cabeça e conseguir organizá-las. De acordo com os autores, a cabeça é para ter ideias e não para armazená-las.
8 - Seguir um ritual - Quando as ações passam a ser rotineiras, as decisões deixam de ser influenciadas pela disposição do profissional, o jeito como está se sentindo, ou por seu ânimo.
9 - Disciplinar a leitura de emails - Os especialistas apontam a checagem constante da caixa de entrada como um perturbador da rotina. Isso porque o profissional pode estar fazendo uma tarefa importante e vai se distrair ao ler uma mensagem. Depois demora para retomar a concentração no que estava fazendo.
10 - Transformar tarefas em ações - A dica é desmembrar grandes metas da lista de coisas para fazer em pequenas ações, em coisas menores que podem parecer mais fáceis. De preferência com verbos em cada item da lista.

Boa Sorte!

Keila

domingo, 22 de maio de 2011

Harmonia Garantida no Quarto

Transforme o quarto em um verdadeiro santuário do sono com dicas do feng shui:

Um quarto com boas energias deve ter a cama em uma posição da qual seja possível enxergar a saída do quarto
Muito mais do que um momento de relaxamento, dormir bem é um importante fator para aumentar a qualidade de vida. E organizar o quarto para que ele fique confortável e acolhedor é um bom começo para garantir uma boa noite de sono. É nesse ponto, as técnicas milenares do feng shui podem ser úteis “Ele prepara a cena de acordo com o perfil de cada pessoa”, afirma a designer de interiores e especialista na técnica, Adriana Scartaris.
Confira abaixo as dicas dadas por especialistas para garantir um sono tranquilo:

1) Limpeza e organização são fundamentais. “Procure também consertar tudo o que estiver enguiçado ou quebrado. A desordem física influi na desordem mental e emocional”, afirma Maria Teresa Saldanha, arquiteta e diretora do Instituto Brasileiro de Feng Shui.
2) Posição da cama. “Coloque sempre a cama em uma posição da qual seja possível enxergar a saída do quarto”, recomenda Adriana Scartaris. Porém, a designer alerta que a cama não pode estar posicionada de modo que os pés fiquem direcionados para a porta e a cabeça para a janela, pois isso irá fazer com que a energia seja dispersada por esses dois pontos.
3) Os aparelhos eletrônicos são vilões do sono. “É preciso desligar o celular e tirar televisão, computador e roteador do ambiente. Assim, você minimiza o campo eletromagnético”, indica o consultor holístico, Paulo Figueira.
4) Atenção à planta do imóvel. Segundo Maria Teresa Saldanha, quartos muito recortados dispersam energia e geram instabilidade. “Quanto mais estável é a forma do quarto, mais estável é a mente de quem dorme no local.”
5) Encanamento. Nunca deixe a cabeceira da cama encostada em uma parede por onde passa encanamento, pois essa estrutura, de acordo com o feng shui, concentra energias ruins. “Se não for possível evitar, isole a sua cama com uma placa de madeira na parte de trás e deixe o local sempre muito bem iluminado”, indica Adriana Scartaris.
6) Cabeceira da cama. Para crianças e adolescentes, Paulo Figueira recomenda que ela fique posicionada a Leste, onde nasce o sol. “Eles precisam de atenção. Por isso, precisam pegar toda a energia do sol nascente”, afirma. No caso de adultos e idosos, a cabeceira deve ficar a Oeste. “Eles precisam desacelerar; o sol da manhã não é legal, vai estressá-los.”
7) Portas e janelas. Se você for construir uma casa ou comprar um apartamento, atente para a posição de portas e janelas. “Evite colocar portas e janelas do quarto muito alinhadas, pois a energia tende a acelerar e os espaços ficam ‘vazios’, trazendo a sensação de solidão”, afirma Maria Teresa Saldanha.
8) Baguá. Uma dica para que a energia circule de maneira adequada dentro do quarto é colocar um baguá (instrumento octogonal usado para colocar o feng shui em prática). “Pendure o baguá na altura dos olhos da pessoa mais alta da casa”, indica Paulo Figueira.
9) Banheiro. Quem dorme em uma suíte precisa tomar cuidado em relação ao banheiro. “A porta do banheiro sempre precisa estar fechada e a cama não pode ficar de frente para ela”, frisa Adriana Scartaris.
10) Tranquilidade. “O quarto de dormir deve ser um espaço yin dentro de uma casa, isto é, mais silencioso e quieto, para garantir um bom sono”, explica Maria Teresa Saldanha. Para conseguir isso, evite o uso de muitos espelhos no quarto, assim como cores fortes.
11) Espelhos. Os espelhos são algo perigoso, segundo o feng shui. “Nunca coloque um espelho no pé da cama, porque você vai assustar seu espírito e refletir o sha (espírito/ energia negativa)”, diz Paulo Figueira.
12) Cores. Para os jovens casais, Adriana Scartaris dá uma dica: “para ativar a estabilidade e solidez entre eles, use cores amareladas, terrosas, mas sempre muito claras”. Já para os casais mais velhos, o truque é usar elementos em cores mais quentes e densas, como o vermelho e o laranja, que ativam a paixão.
13) Sorte no amor. Uma dica de Maria Teresa Saldanha para os solteiros é ativar a região Sudoeste do quarto. “Use uma imagem amorosa que envolva pessoas ou animais em ambiente bonito. Os chineses usam muito dois pássaros namorando em um galho de cerejeira, dois peixinhos dourados”, entrega.
14) Iluminação. Cuidar desse aspecto também pode melhorar a qualidade do sono. “Nunca use lâmpadas fluorescentes ou dicróicas, porque elas funcionam a partir do excitamento de elétrons”, alerta Paulo Figueira. “Você não vai conseguir ficar no espaço, ele vai te irritar”, frisa o consultor, que recomenda o uso de lâmpadas incandescentes e, se possível, LED.

Boas Energias.



Keila

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O que você precisa saber antes de apresentar um projeto na empresa

De acordo com estatísticas do Standish Group, apenas 16% dos projetos são concluídos dentro do tempo estabelecido.

Qualidade, prazos, custos. Essas são algumas das palavras com as quais o profissional precisa se familiarizar antes de resolver colocar a mão na massa para desenvolver algum projeto na empresa em que trabalha. De acordo com estatísticas do Standish Group, apenas 16% dos projetos são concluídos dentro do tempo estabelecido, pois deixam de seguir o planejamento inicial e, por falta de controle, não abortam ou alteram o plano.

Para que tudo corra bem, é preciso seguir alguns conceitos básicos. O consultor Ricardo Barbosa, especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini e diretor executivo da Innovia Training & Consulting, empresa especialista em treinamento e consultoria empresarial, conceitua fatores críticos que determinam a eficácia de um projeto.

Designação do gerente do projeto na fase inicial. Entretanto, é preciso levar em consideração não apenas as competências técnicas, mas avaliar se o gerente é capaz de liderar a equipe.

O apoio da alta direção da empresa é importantíssimo para a conclusão do projeto.

Apurar as lições aprendidas com projetos anteriores e cuidar para não cometê-los no projeto atual.

Analisar o campo de atuação e os stakeholders (são as partes envolvidas em um processo, tanto diretamente quanto indiretamente, em longo ou curto prazo).

Definir o escopo. Ou seja, ter claramente as etapas do projeto em mente.

Selecionar e desenvolver uma equipe que tenha características compatíveis com projeto que será realizado.

Definir as funções de cada setor da equipe e determinar suas responsabilidades e ações.

Analisar os riscos. Isso evita que alguma surpresa e imprevisto atrapalhe os planos.

Envolver e incluir o cliente durante todas as etapas do projeto.

Estabelecer pontos de revisão no final de cada etapa do projeto.