Qualificação é um dos diferenciais no mercado de trabalho. O profissional que apresenta um currículo com especializações e idiomas tem mais chances de colocação. E o que mais vale pontos na carreira é o curso MBA (master of business administration). Com duração de apenas dois anos, as aulas abordam a visão estratégica de uma empresa, ensinam a lidar melhor com a equipe, promovem a reciclagem de conhecimento e o networking (rede de contatos) — pacote básico para a formação de um líder eficiente e antenado às mudanças.
A Catho Online, homepage de classificados de currículos e empregos, realizou no início do semestre a pesquisa “A contratação, a demissão e a carreira dos executivos brasileiros”. Participaram do estudo 16.207 profissionais cadastrados no site. Conforme o levantamento, 6,8% dos presidentes, 10,4% dos diretores e 11,6% dos gerentes estão matriculados em um MBA.
“O profissional que cursa um MBA passa a observar o mundo de forma mais detalhada e muda as próprias atitudes e costumes na organização”, afirma Luiz Claudio Binato, consultor executivo de carreiras da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCoaching) e professor do curso de MBA em marketing da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Segundo ele, não há uma regra definida sobre o melhor momento para apostar em cursos, basta ter alguma experiência profissional anterior:
“Além disso, é preciso ter uma sólida formação e plano de carreira.”
“Além disso, é preciso ter uma sólida formação e plano de carreira.”
Para Ionio Mello, headhunter (caça-talentos) e diretor executivo da Talent Solution, empresa de recrutamento e seleção, as áreas que mais contratam colaboradores com essa qualificação são: finanças, seguro, logística, agrícola e ambiental. “O MBA valoriza o currículo. Quem faz o curso chega a ganhar, em média, 25% a mais do que quem parou na graduação”, destaca. E o motivo desse aumento na remuneração se deve à maior experiência e definição no que se refere à vida corporativa.
Visão ampliada
“O ganho é na visão mais ampla dos negócios e na vida empresarial. Além disso, a qualificação dos funcionários acaba refletindo na melhora dos resultados da corporação na qual atuam”, comenta Lília Vieira, gerente de desenvolvimento da Vivo, companhia de telefonia móvel. Essa organização financia um curso de pós-graduação em gestão de serviços para todos os seus trainees. O objetivo é que eles obtenham uma visão mais ampla do mercado de trabalho e se tornem líderes no futuro.
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